23 de maio de 2012

Depressão e aumento de peso

Bom dia!!! Hoje quero falar dos inúmeros fatores que nos fazem engordar. É tão fácil você apontar alguém que está acima do peso e dizer: Ah! está assim porque quer, tá assim porque come demais! Mas a má alimentação não é o único motivo para  uma pessoa engordar. Existem inúmeros fatores! Por exemplo o hipotireoidismo que é a queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Outro exemplo que posso citar são medicamentos, alguns medicamentos podem tbm nos fazer ganhar peso, a ansiedade(que tbm precisa ser tratada),a depressão,enfim como disse inúmeros fatores!
Bom resolvi tocar nesse assunto pois estou em tratamento a quase 2 anos, tomo diariamente antidepressivos, já passei por momentos muito difíceis em minha vida devido a depressão. Hoje não posso afirmar que estou curada,mas estou bem! Esse assunto (antidepressivos) pra muitas pessoas é um tabu,muitos tem vergonha de falar que precisam de antidepressivos, que fazem tratamento com psicólogos. Digo isso pois eu mesma houve uma época que escondia isso de todo mundo,hoje não, posso dizer que sou uma pessoa bem resolvida nesse assunto,não sou a única e infelizmente nem a última pessoa a ter depressão.
Bom, voltando ao assunto dos medicamentos, passei por quase dois anos com a mesma médica que olhava p/ mim fazia duas ou três perguntas, e me entregava a receita.
Ontem resolvi pedir a mudança de médico, a princípio quando vi o médico pensei,"é muito jovem,parece não ter muito experiência,não gostei" (não devemos julgar as pessoas pela aparência,isso me serviu de lição).
O médico é excelente! me fez várias perguntas, e a que mais me intrigou foi uma que a outra médica nunca fez.
" Você notou alteração no seu peso com o uso diário desse medicamento"? Eu disse que sim,mas não havia imaginado que esse medicamento poderia também causar aumento de peso. Ele me explicou que sim,que existem pessoas que perdem peso e outras ganham peso com esse antidepressivo que tomo, que a depressão também conta muito para o aumento de peso. Ele resolveu que nas consultas irá acompanhar meu peso e que se necessário fará a troca do medicamento.
Por isso é muito bom sempre ter uma segunda opinião profissional.A médica anterior nunca tocou nesse assunto!
Mas é muito importante, não devemos culpar a depressão,a tireoide,o medicamento e ficar de braços cruzados enquanto ganhamos peso. Devemos ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e conversar com seu médico sobre o medicamento que está tomando.
Hoje já escrevi demais,espero que possa ter ajudado alguém.
Logo posto mais um cardápio meu. Bj


3 comentários:

  1. é verdade o nosso peso varia e tem muitas coisas por tras disso.
    Mas devagar a gente vai conhecendo nosso corpo e nossas limitações
    ótima quarta pra vc lindona
    beijoO

    ResponderExcluir
  2. Oiee..então..eu até ja comentei sobre no meu blog..para eu conseguir emagrecer eu preciso estar bem da cabecinha se não nada funciona. Foi no período que tive depressão que o meu peso aumentou absurdamente.
    Vale a pensa cuidar da saúde em todos os aspectos..e tenho certeza que essa mudança de hábitos vai ajudar muito na cura da sua depressão. bjão

    ResponderExcluir
  3. ola amiga adorei sua conversa eu tb estou assim fazendo uso de depressivo e remedio para dormir ,vou perguntar para o meu psiquiatra se e eles que me fazem engordar tanto pois ele ate hoje nao me fez esta pergunta , e eu quase nem como e estou com quase 80 quilos,eu vivo mais de fruta mas nao faço exercicio pois nao aquento estou com sintomas de fribrimialgia ,vou na geriatra para ver , que DEUS continue a te abençoar por mais este carinho com nos estou amando seu blog ,te gosto de muito , estou muito para baixo tem dia que nao consigo pegar nem numa agulha mas DEUS vai me ajudar bjsse um linada tarde de bençaos bjssssssssss
    zilda regina mineira de BH

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim. Não saia sem comentar.Obrigada!