15 de janeiro de 2014

Quinoa: já ouviu falar?


    Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes. Ela é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.
   



Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio. As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. 
Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.





Essa foi refogada com brócolis e cenoura.

- Alho e Cebola a gosto
- Azeite ou óleo de sua preferência
- 1 xícara de Quinoa em grãos
- 2 xícaras de água fervente
- Sal

    Primeiro encha uma tigela com água quente, adicione a quinoa e deixe de molho por 2 minutos para retirar as impurezas e um pouco do amargor das sementes; em seguida enxague bem e escorra até que fique sequinha. Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente a quinoa, mexa, depois coloque a água, salgue e deixe cozinhar em fogo baixo até secar a água. Dicas:

#1: a quinoa estará pronta quando ficar transparente com linhas brancas em volta;
#2: use sempre 1 parte do alimento para 2 partes de água;
#3: quando começar a ferver, abaixe o fogo e evite mexer;
#4: se quiser troque a água por caldo de legumes;


Fonte: www.tudogostoso.com.br e www.minhavida.com.br

2 comentários:

  1. A forma de preparo é parecida com o preparo da proteína de soja. Vou ver se encontro pra comprar. Valeu a dica!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim. Não saia sem comentar.Obrigada!