23 de janeiro de 2014

Chá de hibisco

   

  Um dos componentes da minha dieta é o chá de hibisco. Ele é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. Alguns estudos apontam que as substâncias ajudam também a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial. 

Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver e após isso adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida.
        A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá.

  É interessante que gestantes e lactantes evitem o chá de hibisco. Isto porque alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas. Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.



Fonte: www.minhavida.com.br

7 comentários:

  1. Já ouvi falarem muito bem desse chá em diversos lugares. O meu problema com todos os chás do mundo é o sabor amargo da maioria deles. Sei lá porque, eu sempre tive a impressão de que esse chá é doce. rs Acho que é porque eu me lembro de que quando era criança, eu chupava o "melzinho" da flor, que eu tinha no meu jardim. Mesmo não sendo a mesma flor do qual se origina o chá, não deve ser lá muito diferente afinal são da mesma família não é?
    Quem sabe me animo a experimentar um dia...rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda esse posso garantir que não é amargo, não exagere na quantidade, siga a quantidade recomendada. Pra dar mais sabor acrescente um pedacinho de canela em pau no chã depois de pronto, depois volte pra nos contar, bjussss

      Excluir
  2. pois eh, tbm tenho a mesma impressaum de chá...uma q nao consigo toma...sei lah...me da uma dor de cabeça sempre...
    a mesma coisa eh chimarrão com erva q tenha cha...qualqr tipo de cha....
    mas o hibisco vou ter q dar uma tentadinha uma hora dessas...
    todo mundo fala muito bem dele...
    bj bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana é muito bom sim, siga as dicas que dei a amiga do comentário de cima, faz muito bem, se tomar 1X (chá) ao dia já ajuda muito, adorei sua visita, volte sempre! Bjusss

      Excluir
  3. When I initially commented I clicked the "Notify me when new comments are added"
    checkbox and now each time a comment is added I get four e-mails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service? Thanks a lot!


    Also visit my site :: lottery x and y pokemon

    ResponderExcluir
  4. Thanks for a marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you
    happen to be a great author. I will remember to bookmark your blog and definitely will come
    back sometime soon. I want to encourage you to continue your
    great writing, have a nice afternoon!

    Also visit my page :: anger help management ()

    ResponderExcluir
  5. Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and all. However think of if you added some great images or video clips to give your posts
    more, "pop"! Your content is excellent but with images and videos, this website could definitely be
    one of the most beneficial in its niche. Very good blog!


    My homepage :: new york city x fsx review

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim. Não saia sem comentar.Obrigada!